Erro no DPM (System Center Data Protection Manager): "Replica is inconsistent"

Meu DPM estava funcionando corretamente para os servidores de arquivos, para o Exchange e um SQL. Porem, o nosso CRM estava fora por ser uma maquina já meio sensivel a mudanças, mas virtualizamos para testes e ela não sofreu qualquer problema com o agente do DPM e resolvemos colocá-la no protection group.

Foi ai que começou nosso martitio de feriado de Finados (Home Office, claro):

SINTOMA

O DPM conseguia fazer a réplica de 3 dos 6 bancos de dados e apresentava os 3 com erro "replica is inconsistent", ao que como manda o figurino, tentamos o "perform check".

Os bancos que realizamos o check passaram a ficar como realizando o check e os outros que estavam prontos começavam a dar erro. Fora isso, o System State não rodava de jeito nenhum.

É claro que o alerta gerado tinha detalhes muito bons para resolver o problema do tipo "veja se o servidor está ligado, a placa de rede conectada, serviço em execução..."

CAUSA

Ao instalar o Hotfix KB940349 que é obrigatório no Windows 2003 porque atualiza o Shadow Copy, os agentes VSS ficaram corrompidos.

Ao executar o comando vssadmin list writers notei que ele não tornava resposta, cheguei a deixar por 2 horas em espera e nada. Ao tentar ir nas propriedades e para ativar o shadow copy este aparecia como desabilitado, apesar de ter acusar quase 1 GB de ocupação e não era possivel ativar.

SOLUÇÃO

Reiniciei o servidor CRM em modo de segurança e executei o vssadmin delete shadows.

Reiniciei novamente em modo normal e nas propriedades do computador reativei o shadow copy normalmente.

Maravilha, bastou ir no DPM e executar a função "perform check" e pronto, tudo funcionando desde então !!!!

 

Comentários (2) -

  • Gostaria de uma ajuda referente ao DPM 2010, tenho ele instalado em um servidor, e quando tento enviar os agentes retorna com erro 324 outra hora 370 erro ID 270. Ja desbilitei o firewall do windows, inclusive parei o serviço... poderia indicar alguma dica ???

    ATT
Os comentários estão fechados