System Center Technical Preview (vNext) – Features Removidas

Já a algum tempo que temos disponíveis para download as versões preview do System Center, e uma pergunta que em enviam com freqüência é sobre o SCCM e o AppController.

Onde está o SCCM TP?

Primeiro tratamos do Configuration Manager (SCCM). Apesar de fazer parte da família (suite) de produtos System Center, o SCCM é tratado por um grupo separado. Enquanto o grupo de Program Managers de CDM (Cloud and Datacenter Management) cuida da inteira suite, o SCCM está debaixo do grupo de Enterprise Client Management já que está mais ligado a camada cliente do que servidores e operações de TI como os outros produtos.

Sendo assim, o SCCM não está ainda disponível na versão Technical Preview.

AppController

Agora vamos falar do AppController. Esta ferramenta é uma que particularmente eu gostava muito (http://www.marcelosincic.com.br/search.aspx?q=appcontroller), pois integra a administração do ambiente privado (via VMM) com o ambiente público no Azure, permitindo utilizar os mesmos templates e uma única ferramenta administrativa.

Na versão vNext do System Center ele será descontinuado, e o motivo é que poucas empresas utilizaram o AppController para gerenciar ambientes híbridos, usando o AppController como portal de auto-atendimento.

Com o lançamento do Windows Azure Pack (WAP), os principais clientes do AppController passaram a ter uma ferramenta de auto-atendimento muito mais robusta e completa para IaaS, PaaS e SaaS (AppController só fornecia IaaS).

Server App-V

Abordei esta ferramenta no passado (http://www.marcelosincic.com.br/post/Virtualizacao-de-Aplicacoes-de-Servidores-com-o-Server-App-V-do-VMM-2012.aspx) e sua funcionalidade sempre foi pouco utilizada.

Com a telemetria de uso e pesquisas da Microsoft constatou-se que os clientes utilizam muito mais templates com as aplicações e softwares instalado do que o seqüenciamento de aplicações/serviços.

Baseado neste baixo uso e duplicidade de maneiras de embutir aplicações, a Microsoft decidiu pelo mais econômico que é descontinuar o desenvolvimento.

Outras Remoções

Existem ainda alguns outros itens, mas são menos relevantes e óbvios, como por exemplo, versões mais antigas de vCenter e Xen.

Todas as remoções estão disponíveis em https://technet.microsoft.com/en-us/library/dn806370.aspx

EBook gratuito: Microsoft Azure – Fundamentos Essenciais

O lançamento deste livro no inicio deste mês, gratuito em formato digital, traz boas novidades na série de livros sobre o Microsoft Azure: http://blogs.msdn.com/b/microsoft_press/archive/2015/02/03/free-ebook-microsoft-azure-essentials-fundamentals-of-azure.aspx

image

Separado em 7 capítulos de conteúdo técnico do Azure, aborda como criar web sites, VMs, gerenciar storages, redes virtuais, databases, Active Directory. Levando em conta que o livro se destina a fundamentos aborda como iniciar o uso com PaaS (web sites) e IaaS (VM e infra).

O capítulo 8 trata de PowerShell e o capítulo 9 traz alguns exemplos de implementações que podem ser feitas.

image

É um livro simples, mas com conteúdo que poderá ser usado como referencia para os que utilizam o Azure ocasionalmente ou com a ajuda de assistentes.

Lembrando que toda a coleção de livros gratuitos disponibilizados pela Microsoft podem ser encontrados em http://www.microsoftvirtualacademy.com/ebooks